Dieta da USP – Emagrece Mesmo?

A dieta da USP surgiu nos anos 90 e ainda é bastante conhecida e procurada. A razão da sua popularidade é a promessa de emagrecer rápido. Ao contrario do que o nome pode indicar a dieta da USP não tem nada a ver com a Universidade de São Paulo. A única razão que a dieta tem este nome é para dar credibilidade sem fundamento.

O regime da USP promete emagrecer 14 quilos em 14 dias… Será que é possível? A resposta a essa pergunta depende de alguns fatores, mas mais importante é saber se é saudável e se é possível manter o seu novo peso depois de acabar a dieta.

As revistas definem o regime da USP como uma dieta de emergência. Segundo essas publicações, uma dieta de emergência é um regime alimentar extremo que tem como objetivo perder o máximo de peso num curto período de tempo. A emergência será um encontro especial, casamento, ocasião especial ou outra “emergência”.

Esta dieta consiste num cardápio de semanal que é repetido duas vezes.

Tenho Más Noticias Pra Você…

O cardápio da dieta da USP não vai fazer você perder 14 quilos em 14 dias. Os resultados médios estão entre 3 a 7 quilos. Há pessoas que emagrecem apenas 1 ou 2 quilos!

Muitas pessoas perguntam se a dieta da USP funciona. Esta pergunta tem várias respostas. Sim, a dieta emagrece. Não, porque a perda de peso não é permanente.

Apesar das bases numa dieta de restrição calórica de baixo carboidrato, rica em proteínas e gorduras a dieta da USP não promove a eliminação de gordura e não leva a uma perda de peso permanente.

O baixo consumo de carboidratos e a restrição de sal têm um efeito diurético no organismo. Isto faz você perder vários quilos de água – fica bem na balança, mas são quilos que você ganha de volta 1 a 3 dias depois! É uma técnica que os fisiculturistas utilizam antes das competições. Perder este peso de água vai fazer você parecer um pouco mais magra, mas lembre-se que não é um efeito permanente.

O Perigo de Engordar Mais do Que Emagreceu

O verdadeiro problema desta dieta é que a restrição calórica é demasiado extrema. Isto leva ao catabolismo – o consumo de massa magra – que por sua vez torna o metabolismo ainda mais lento. Para uma pessoa que não tem uma alimentação saudável isto é uma bomba relógio.

O metabolismo fica mais lento e depois a pessoa volta aos seus maus hábitos alimentares, ganhando todo o peso perdido de volta e com grande probabilidade de ficar mais gorda!

Esta dieta rápida também ajuda a perder gordura, mas os riscos não valem os seus benefícios. Para controlar o peso não se pode fazer milagres em apenas 14 dias seguindo um cardápio para emagrecer que aparenta ser mágico.

Quem quer ganhar saúde e emagrecer deve entender que necessita de investir algum para entender as razões que levaram ao descontrolo do seu peso corporal. Se você não fizer uma reeducação alimentar irá sempre ganhar o peso de volta e acabar a corrida atrás do ponto de partida.

Qual a Dieta Que Funciona?

O objetivo de emagrecer é perder gordura, perdendo o mínimo de massa magra no processo. Desta forma é possível perder os tais 14 quilos, mas não em 14 dias. Para perder 14 quilos de gordura são necessários cerca de 3 meses, podendo levar mais.

O importante numa dieta é ela ser simples de seguir e não deve depender da força de vontade. Isso se consegue através da reeducação alimentar, implementando pequenos hábitos que causam grandes mudanças na saúde.

"SUBSCREVA AO BLOG"
Receba atualizações diretamente no seu email quando eu publicar um artigo. Nunca enviarei spam e respeito a sua privacidade.

Comentários

  1. Aparecida Barbosa Lisia diz

    Bom dia! Gostei do blog e gostaria muito de receber essa dieta de 3 meses… Ou seja gostaria de reeducar minha alimentação…
    Já tentei quase todas as dietas milagrosas inclusive essa da USP, mas nada. Penso que única solução seria essa reeducação alimentar… Minha ultima chance… Desde já muito obrigado.

  2. Christiane Q. diz

    Oi, fiquei muito empolgada com esta dieta pois uma amiga disse que ela perdeu 5 kilos ao fazer no tempo determinado por esta dieta. Mas depois de ler acima toda esta explicaçāo é como tivesse ganhado uma balde de água fria na cabeça, realmente preciso me reeducar e tantar achar uma caminho. 🙁

  3. Leonice da Silva Moreira diz

    Quero muito fazer essa dieta, minha amiga fez e realmente emagreceu.

  4. Celia Maria Silva diz

    Me sinto mal de estar acima do peso. Tenho 1 metro e 60 estou com 80 quilos.

  5. Célia Regina diz

    Já fiz dessas algumas vezes e é assim mesmo. Quero perder 15 kg como faço então, preciso me reeducar mas também tenho tireoide. Como faço para fazer meu metabolismo aumentar também?

  6. Iris diz

    Vou tentar fazer! O que eu faço nos intervalos, pois tenho uma facilidade de beliscar as coisa e é isso que me engorda!

  7. Marly diz

    Tenho 158 quilos, preciso urgentemente emagrecer. Como eu consigo a dieta da USP?

  8. Silvani Gomes diz

    Quero fazer esta reeducação alimentar.

  9. Danielle diz

    Eu gostaria de saber se fazendo a dieta e conciliando com caminhadas posso emagrecer mais kilos, ou melhor não fazer pois posso ficar com fraqueza.

  10. Kelly Leite diz

    Eu quero emagrecer 20 kg sem efeito sanfona, quero me reeducar pois meus hábitos alimentares são terríveis, como sem horários e alimentação. Quero começar logo, não vai ser fácil mais é preciso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *